Dirigindo por aí - parte 3


Tava devendo esse post pra vocês. Aliás, tava devendo um post pra vocês né. 
Bom, é com enorme prazer que eu anuncio que o layout do blog está basicamente pronto ( passei o fim de semana fazendo e editando, reeditando, pensando no que seria melhor, olhando outras coisas e tudo o mais, e estou feliz com o resultado ) e provavelmente entrará no ar essa semana. 
Devo dizer também que eu vou abrir mais umas categorias aqui assim que o novo lay entrar e que já estou pensando em vários looks para os looks do dia.
Mas, sem mais delongas, vamos ao post, que vai ser um pouco extenso.


Bom, como eu disse nesse post, no dia da prova acabei perdendo meus documentos. Revirei a casa três vezes, o quarto, faltei aula e nada. Então eu e minha mãe decidimos ligar para o Detran ( e lá se foi metade da manhã procurando o maldito telefone do local que eu ia fazer a prova - por sorte era num shopping, então eu procurei diretamente pelo site) e acabamos contando o acontecido. A solução dada pelo Detran foi: fazer uma segunda via dos documentos. 
O que é isso ? 
A segunda via serve para substituir aquele documento que foi perdido, roubado ou que você simplesmente quis outro. 
Bom, nessa segunda via vinham todos os dados que tinha na outra, incluindo coisas da auto escola.
O grande problema foi que no dia que eu cheguei lá para fazer a prova estava sem sistema, então me deixaram fazer a prova contanto que eu voltasse lá no dia seguinte entregando todos os documentos (pedindo e entregando a segunda via lá mesmo - não tem chance de perder, pelo menos). 
A prova em si é muito simples, caíram muitas coisas que tinha nos simulados do site. O teclado é apenas com as teclas Iniciar, Finalizar A, B, C, D e duas setas, de voltar e prosseguir; com eles você marca a opção que deseja e prossegue ou retorna. Foi bem simples, terminei em 20 minutinhos ( você tem uma hora pra fazer ) mas acabei tendo que esperar 40 só pra saber o resultado, sem poder pegar, pois não tinha os documentos. Passei com 26 pontos.
No dia seguinte eu cheguei no horário entre 11 as 17h e fui diretamente ao guichê da supervisora, falei com a moça que eu tinha falado no dia anterior e pedi a segunda via. Para pedir a 2ª via você precisa levar sua identidade e cpf ( ou ter o cpf de cabeça ). Eles puxam no sistema e imprimem na hora. Feito isso você vai entregar lá e esperar uma assinatura da supervisora confirmando que você passou ou não no teste. Esse documento (Renach) deverá ser entregue na auto escola para marcar as aulas práticas. 

Aulas práticas 

No dia seguinte eu cheguei na auto escola e marquei todas - sim, todas - as minhas aulas direto, porque meu prazo já vai vencer e eu preciso ser rápida, então fiz tudo de uma vez, pra nem dar pra desmarcar. (Caso você queira desmarcar, tem que ser com 1 dia de antecedência, senão paga-se um valor estipulado pela auto escola - na minha são 50 reais).
Eu pedi um instrutor calmo e paciente e que tivesse bastante disposição. Aí a recepcionista me indicou um. No dia seguinte eu já estava começando as minhas aulas.
O instrutor realmente é calmo e paciente e passou confiança. Fomos num lugar pacato aqui por perto e ele me ensinou cada detalhe do carro, como as minhas tão temidas marchas e tudo o mais e logo em seguida eu já saí dirigindo e retornei o carro pra auto escola.
(Gente, cada instrutor tem um método de ensino e cada pessoa tem um aprendizado diferente, não levem tudo que eu estou falando como verdade, isso é a minha experiência, por favor.)
Big dica: não usem tênis com amortecedor, os pedáis do carro são muito sensíveis, qualquer coisinha, toquezinho já é sentido. Prefiram usar um all star.
Com o tempo vocês vão pegando mais confiança e o instrutor vai estar lá pra ajudar vocês ( é claro que nem todo instrutor vai fazer isso, hoje eu estava atrás de um carro de auto escola e a pessoa dirigindo não sabia sair da ruazinha, e o instrutor não parece ter ajudado muito ).
Enfim, pensem direitinho, saibam bem como é sua auto escola, procurem saber antes de se matricular; um amigo meu levou uns 3 meses pra terminar de marcar as aulas - ou mais- enquanto eu marquei tudo em um único dia. Vale a pena pesquisar. 
Digo que dirigir é muito legal, eu realmente não esperava, e com o tempo vocês pegam segurança e o jeito, o importante é não ter medo e não desistir e lembrar que o instrutor tá lá pra ajudar e indicar como fazer.

11 comentários:

  1. Ahh! Que legal e como foi super rápido esse negócio com a prova teórica! A minha foi no papel, 40 questões e a nota só saiu às seis horas daquele dia - eu fiz de manhã! E depois demorou mais uma semana para o Detran liberar as notas para a auto escola! E eu demorei bastante para ir marcar minhas aulas ):
    Minha instrutora é uma mulher beeeem calminha e legal. :P

    ResponderExcluir
  2. nossa pra mim tirar minha habilitação ainda vai demorar muito :)
    flor amei seu blog
    beijos
    lolamantovani.tk

    ResponderExcluir
  3. Oi Mah,
    Achei a interface de seu blog tão linda e vc vai mudar?!? Vou querer ver como vai ficar.
    Vc está tirando carta! Que coisa boa! Logo teremos uma nova motorista pelas ruas.
    Obrigada pela visitinha ao meu blog. Adorei o seu e já estou seguindo vc. Vou ficar muito feliz se vc tb me seguir.
    Beijos 1000 e uma noite maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de te dizer que ainda não li o livro e nem vi o filme. Mas eu já tenho os 3 livros e verei o filme em breve no cinema.
    Fernanda Zucolotto.
    http://meianoiteequinze.tk

    ResponderExcluir
  5. Do jeito que você fala até me tranquiliza. Tá meio longe para eu tirar minha carteira de motorista, mas sempre fui muito sismada com isso, sei lá, sempre fico pensando que isso não é pra mim HAHAHA Depois de tudo que voce falou nos ultimos posts, não to achando mais tão "bicho de 7 cabeças" assim :) Tomara que seja tranquilo mesmo HAHAHA
    Também tenho amigos que demoraram mt tempo pra marcar as aulas... Aí é tenso D: Quando for minha vez vou pesquisar pra fazer tudo o mais rápido possível :)

    Beijo
    http://semquerermeintrometer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que demais, deve ser ótimo dirigir, né? Meu sonho, se Deus quiser um dia tiro a carteira também, ele quer. hihi Tenho 21 anos, passou da hora eu sei. :)

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. To doida pra aprender a dirigir logo. Deve ser muito massa, hsushuh.

    Ah, e quanto o meu post sobre decoração com fotos, eu tenho uma parede aqui em casa só com fotos da minha família e tenho também dentro do meu quarto, na lateral do meu guarda-roupa.

    http://uteis-e-futeis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu até tenho vontade de dirigir, mas não é excessiva, beijos :)

    www.thingsofadreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, ótima nota! Você chega me tranquilizou porque é um terror que fazem com essa prova (não que seja difícil, é mais pressão psicológica, porque é seu dinheiro que tá em jogo...) e você respondeu super rápido (aqui são 50 minutos). Amei a dica do all star e eu quero que o meu instrutor teórico seja o mesmo da prática, porque já confio nele e ele é muito bom! Vou começar a responder os testes no site. =) Ah, eu nem sabia que o teclado é desse jeito que você falou... Eu estou na primeira semana de aula, me esforçando bastante :D Agora falta a próxima semana e três dias da outra.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. AAii,nem me fala...tô doida pra aprender a dirigir! rsrs
    E parabééns por ter passado viu?! Amei o post!

    Beeijos amore
    http://blogmymemories.tk

    ResponderExcluir
  11. Eu to louca para fazer logo os 18 e aprender a dirigir hahahahaha amei seu blog *-*

    Beijos <3

    http://omgitsluh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir