Dirigindo por aí


Hoje vim contar uma grande novidade pra vocês e falar disso. Comecei a auto escola (meu deus, que perigo, preparem-se motoristas). Bom, eu tenho 19 anos (sim, eu tenho, pasmem hahah - mas com carinha de 15 viu) e quando fiz 18 anos foi aquela coisa né, liberdade, até que enfim e bom, meus pais quiseram que eu fizesse auto escola, aproveitando que eu só entraria em aula no mês de agosto, o que me daria pelo menos uns 6 meses de férias. Eu, relutante, com medo, demorei a topar, decidi topar só lá em junho. Então pagamos o duda, pagamos o exame e eu entrei em aulas e aí começou a correria e bom, o dinheiro ficou um pouco mais curto e não deu pra começar a auto escola.
Caso vocês não saibam (e eu vou falar disso já já) o prazo para a conclusão do processo total quando você dá entrada no Detran é de um ano. Meu prazo termina dia 28 de junho de 2012, ou seja, caso eu chegasse nesse dia e não tivesse terminado/entrado numa auto escola eu teria que pagar de novo tudinho. E isso não era uma opção. Então, depois de muito pesquisar eu falei com uma amiga minha que também estava no mesmo desespero que eu (o prazo dela vence em maio) e vi que o preço tava razoável, comparado ao de outras, e era como eu precisava, podendo ir à qualquer hora, qualquer dia. E me matriculei. Bom, vamos lá agora ao começo do começo. Como tirar a habilitação?


1º PASSO : Ter mais de 18 anos. Infelizmente, no Brasil não é possível tirar carteira (no Rio a gente fala carteira, mas na maioria dos lugares é carta) sem ter os seus lindos 18 aninhos.

2º PASSO:   Ter identidade e CPF (que eu acredito que todo mundo acima dos 18 anos e tendo a possibilidade de pagar por esse serviço da carta/carteira já tenha.)

3º PASSO: 
Pagar o Duda (Documento Único do Detran de Arrecadação).  - O duda é um documento no qual você paga pelo serviço do Detran (no caso o de 1ª habilitação) que custa um valor determinado pelo Detran (não vou dizer o valor porque ele às vezes varia quanto ao ano) e pagar no banco Itaú em dinheiro (demora 24 horas para contabilizar) ou você pode pagar em cheque (leva 6 dias) para logo após dar entrada no resto.

4º PASSO: Ir a um posto do Detran (você pode descobrir onde tem um posto no site do Detran do seu Estado) e levar a seguinte documentação:

Original e cópia do documento de identificação;
Original e cópia do CPF;
Original e cópia do comprovante de residência
Original do Duda pago;

Esse processo pode demorar conforme o dia e hora que você decide ir no posto do Detran. No meu caso eu fui à noite, na véspera de um feriadão, então o posto estava bem vazio e foi bem rápido, pegaram minhas digitais, tiraram uma foto minha (essa vai ser a foto que vai que ficar na sua carteira por um ano - já explico) que por sinal ficou péssima, eu mostrei meus documentos, assinei uns papéis e marquei o dia do exame médico (você não pode escolher o local, o posto que vai te mandar pra uma clínica).

5º PASSO: O exame médico. Esse serviço também tem que ser pago (pergunte no posto o valor) e somente em dinheiro (sim, pode ser um pequeno problema). A clínica pode estar cheia ou vazia dependendo do dia e horário também. No meu dia tava razoavelmente vazio, mas eu fui no horário da manhã. O exame é constituído de duas partes: exame visual e de reflexos (como a minha visão é ótima - eu não uso óculos nem nada - foi muito fácil e rápido o exame) o médico testa também força ao segurar um aparelho. Em seguida tem o exame psicológico. O profissional conversa com você, pergunta o que você faz, sua vida, como é em casa e essas coisas e você espera numa salinha pra fazer um pequeno teste. Nele sua lógica e reflexos são testados. Eu tive que procurar placas em ordem, juntar peças, e umas outras coisas.
6º PASSO:  A auto escola. Depois de fazer tudo isso você deve procurar uma auto escola com o documento que o deu entrada no Detran e que levou na clínica e sua carteira de identidade e CPF (não é necessário levar, só saber o número). A partir daí você pode entrar numa turma ou, dependendo da auto escola e do seu desespero, fazer que nem eu e ir em todas as aulas de todos os horários. 

Por enquanto é isso, ainda estou nos primeiros dias da aula teórica, depois venho contando mais.
Beijos

8 comentários:

  1. Nossa,deve ser muuito legal dirigir,falta um ano pra mim o/
    Já estou seguindo,o nome do seu blog é o nome do meu tcc de moda *-*
    wolftheideia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. As aulas volto essa segunda, mas voltei ao estágio e no colégio, então pra mim é como se eu tivesse voltado haha. Muito obrigada pela visita, linda!
    Um beijo :*
    Layla, peacetime1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/2/12

    Eu queria muitoooo dirigir, pena que só tenho 12 anos >< mais sei que uma hora eu vou ter meu carro, eu só ando de carro por ai, seria um máximo ir no shopping com minhas amigas, eu mesmo levando KKKK

    Beijos,
    Blog | Sorteio! | Twitter

    ResponderExcluir
  4. Meu irmão tem 17, ele é viciado em dirigir, confesso que eu não gosto tanto, prefiro um motorista haha Primeira vez que entro no seu blog e já me apaixonei completamente! Os assuntos que você aborda aqui são muito interessantes e você tem o dom de diferenciá-los, seu layout é maravilhoso, você tem talento e tanto! Claro, não pudi deixar de te seguir!
    Se ainda não conhece meu blog, ele se chama 'Gotas de Uma Paixão', está convidada para conhecê-lo e se gostar, segui-lo!
    Beijos.


    Carol Chicorsqui
    http://gotasdeumapaixao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie, já estou te seguindo, gostaria de lhe da os meus parabéns pelo seu Blog!!
    Passa lá no meu:
    palavrasdeumfriend.blogspot.com!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Eu também estou fazendo auto escola *-* É muuuuito chata ): Mas pelo menos a "liberdade" aumenta com uma Permissão IDHASIUHDA

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/2/12

    Boa sorte nas aulas!
    Adorei as dicas.
    Morro de medo de dirigir!
    hehe

    beijos
    http://blog.anapetala.com.br

    ResponderExcluir
  8. Preciso tirar carteira! Haha
    Beeijo
    http://besidesthebasic.com

    ResponderExcluir