Faculdade: trote


Inicialmente peço desculpas pela demora desse post, mas como só agora as faculdades públicas tão tendo trote (como eu estudo na pública só posso falar do que eu sei) então aqui estou eu.
Mais um ano se passou, você entrou no vestibular, viu seu nomezinho lá, tudo lindo e maravilhoso mas existe o trote. O temido.
 Eu sei que existem alguns casos em que muitos são humilhados, raspam a cabeça, tem bebida e tudo o mais, quando não é pior, mas vou contar a minha experiência com o trote.
  Ano passado, em agosto, eu entrei na faculdade (é, eu não sou exatamente uma expert) e sim, eu estava com muito medo do trote.
Desde o dia em que eu fui fazer a matrícula os veteranos já estavam lá no prédio, pegando nomes e emails de todos os calourinhos. Eu não vi mal nenhum nisso, sei lá, podiam passar informações então fui lá e dei. E passaram informações mesmo. Através disso eu recebi o manual do calouro, um manual mesmo, que mostra além de coisas do curso coisas de onde comer, os prédios onde o pessoal do primeiro período iria estudar, o caminho até os blocos, empresa junior e até lugar para morar.
  Meu trote estava marcado pro dia 8 de agosto às 7 horas; haveria uma palestra com o coordenador do curso às 9, ou seja, não dava pra faltar. Até acordei na hora, mas no dia deu um monte de confusão grande e eu só consegui chegar lá as 8 e o pessoal já tava lá se conhecendo.
Eu não tenho nada a reclamar do meu trote.
No primeiro dia houve uma entrevista no auditório, perguntaram nome do aluno, se bebia, fumava (perguntas pertinentes pra um churrasco/chopada, pra saber quem vai consumir) e faziam perguntas aleatórias dependendo da pessoa, além de fazer você sortear um papel com uma pergunta (tinha perguntas cabulosas e perguntas relacionadas à história e geopolítica). Durante essa entrevista eles ainda deram uma pequena pesquisada na nossa vida (tomem cuidado com o google viu u-u) mas nem todo mundo tinha podre. Ao final disso houve a palestra do coordenador e depois fomos pintados. Meus veteranos foram tão legais que perguntaram até do que eu queria ser pintada, porque desenhos ganham mais dinheiro (eu virei uma abelinha).
A partir daí pedimos dinheiro arduamente o dia inteiro (ô pessoalzinho mal educado em Niterói viu u-u) minha cota do dia foi no máximo uns 30 reais. Voltei pra casa acho que eram 8 da noite e caí no sono. Por razões de esgotamento físico não fui ao segundo dia, mas me falaram que foi mímica e alguma outra coisa que não me lembro ( a mímica foi de filmes pornôs, mas nada pesado).
No terceiro dia eu fui. Nesse dia como estava com um tempo ruim nós apenas fizemos umas gincanas de corrida (nas quais eu caí duas vezes, claro) e uma de tirar os grãos de feijão na farinha (o grupo que tirasse mais ganhava e tirava 5 reais da cota). Depois fomos pintados e saímos pra pedir dinheiro. Eu sei que nesse dia choveu então foi péssimo conseguir, mas posso dizer que nesse dia consegui uns 40 reais, muito lindos (pedindo pra professores antigos também, claro).
No dia seguinte eu também não fui. No último dia de trote nos avisaram para levar toalhas. Foi guerra de balão d'água veteranos x calouros e pique bandeira. No pique bandeira meu time venceu,beijos. À tarde levaram bebidas e brincamos de jogos com cartas (na verdade eu só bebi um pouco e fiquei conversando - sim, eu gosto de algumas bebidas). Nesse dia não fomos pintados, terminamos o trote num bar e os veteranos pagaram pizza pra todo mundo. MUITA pizza.
Bom, resumindo, o trote foi ótimo, apesar de eu não ter batido a cota de 180 reais, os veteranos conseguiram tanto dinheiro que pagaram as pizzas e sobrou pra fazer o nosso churrasco, ninguém foi humilhado e já nos primeiros dias eu fiquei amiga de um pessoal, o que foi ótimo, eu falo e sento com eles até hoje. Eu acho que o trote serve muito pra isso, interação, porque esse é o objetivo principal. Acho válido irem só no primeiro dia e avaliar o peso das perguntas e das brincadeiras, o pessoal que tem medo. Uma outra dica que eu dou é ir pedir dinheiro nas partes empresarias da cidade, lá eu consegui 20 reais em meia hora (coisa que eu passei um dia inteiro pra conseguir no primeiro dia em outro lugar). Tente ser simpático, puxe assunto, peça com vontade, seja legal e espontâneo e procure ter um sorriso no rosto.
Boa sorte pra vocês, queridos calouros.

5 comentários:

  1. OH DEUS, IAM ACHAR MUITOS PODRES MEUS NO GOOGLE HAHAHAHAHA

    Beijo
    http://semquerermeintrometer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    Por mais estranho que seja, o meu trote foi ontem... Eles fizeram uma aula trote, uma série de perguntas e à tarde foram a Copacabana pedir dindim. Só não participei da última etapa, mas acho que terá mais coisa!

    Ah, respondendo...
    A "Galeria do Rock do Rio" fica na praça Saes Pena, ao lado da Loja Americana. Nem tudo que tem lá é relacionado ao rock, mas já ouvi falar que eles tinham um projeto e tal... De "rock" tem a Headbanger, a Darklands e uma lojinha de tatuagem que também acho que vende roupas. Bem que poderia ser maior, né? =$

    Beijos

    Cowgirls From Hell

    ResponderExcluir
  3. Adoro São Paulo também :) Mas quando tiver chance, vem para Campinas sim. Nao é um lugar cheio de atrações turisticas, mas é bem legal. Tem o maior shopping da América Latina, já ouviu falar né? Chama Dom Pedro... E é beeem grande mesmo HAHAHA Tem feira hippie todo sabado e domingo, tem umas coisas bem legais lá. E aqui também tem várias baladas e casas de show, várias mesmo (tem vindo bastante gente para cantar aqui esses tempos). Acho que vale a pena! HAHAHA

    Beijo
    http://semquerermeintrometer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nooossa... nunca passei por trote nem imaginava como era!
    Eu vim aqui pra dizer que já estou seguindo seu blog, e que fiquei muito *muuuuito* mesmo feliz pelo seu comentario sobre minha fotografia.
    Voce nao sabe o quanto é motivador ler algo assim!
    Eu amo fotografias mesmo, e que bom saber que voce gosta tb.
    Um grande beijo
    Jessica

    http://simplesesereno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda sou do ensino fundamental (último ano), mas não vejo a hora de entra na faculdade e por incrivel que pareça passar por um trote. Obrigada por visitar meu blog amei o seu blog.

    Beijão
    http://meninadesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir